quinta-feira, 16 de julho de 2009

Sobre salamandras

"Os anfíbios constituem uma classe de animais vertebrados. A caraterística mais marcante dos seres vivos da classe é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver excepções. Já adultos, a dependência da água dos anfíbios jovens é superada parcialmente, e após a metamorfose estes animais podem deixar a água e viver em habitat terrestre. Apesar de pulmonados, os representantes dessa classe possuem uma superfície alveolar muito pequena, incapaz de suprir toda a demanda gasosa do animal. Portanto, como complemento à respiração pulmonar, os anfíbios realizam a respiração cutânea (trocas de gases através da pele), e para tanto possuem a pele bastante vascularizada e sempre humedecida.
Alguns anfíbios podem ser venenosos, sendo que alguns deles estão inclusive entre os animais mais venenosos. Entretanto, este veneno é eliminado apenas quando a glândula é apertada.
O manuseamento de anfíbios é normalmente seguro, desde que o veneno não entre na circulação sanguínea. Deve-se por isso lavar as mãos depois do contacto com os animais."

Há ocasiões que preciso me humedecer, sinto-me parcialmente superada em muitos aspectos, demasiadamente venenosa quando comprimida, necessito de trocas em contacto com a pele e constantemente em fase aquática e terrestre.
Me identifico tanto com as salamandras, todavia é fato que eu uso pijamas e penso em cinzas e perdas, elas não.
Mágico.